quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Livros raros - 2

Livros raros não são apenas os que dificilmente se podem encontrar à venda ou de que apenas existem escassos exemplares. Livros raros são também aqueles que a sua natureza ou qualidade tornam raros.

Monte dos Perdigões, O Culto da Terra - Terra de Culturas, de Alberto Franco e Ana Telles, fotografias de José Manuel Rodrigues, Althum.com, Lisboa, Novembro de 2012.

«Este livro conta duas histórias. Cronologicamente, a primeira é a história de um monte alentejano, o Monte dos Perdigões, e da herdade a que este preside (...) desde os finais do século XV (...) desde o morgadio inicial, passando por um irmão do sábior renascentista Damião de Góis (...) até ao meio século passado.
A segunda é a história do último varão da linhagem a estar ligado aos Perdigões, D. Luís da Costa de Freitas Branco, fidalgo, compositor, musicólogo e pedagogo, que ali passou grandes temporadas, em criança, na força da vida e no encimar da idade, ali escreveu algumas das suas obras mais importantes e ali viveu um grande amor; (...).»

Do Prefácio de José Cutileiro

O Monte dos Perdigões é hoje propriedade da empresa vínicola Granacer, de Henrique Granadeiro, a quem, sem dúvida, se deveu a iniciativa de publicar este álbum que salienta a história da propriedade, destacando a actividade de um dos seus mais ilustres proprietários, como fonte de prestígio para a sua própria empresa e vinhos. Quem disse que as empresas privadas não podem prestar serviço público?

Trata-se de um belo livro, com textos informativos, escorreitos, documentados, sem excesso de arrebiques, e um conjunto importante de fotografias, originais e históricas, que por vezes deixam entender algo mais do que o próprio texto. Nelas encontramos o compositor, Maria Helena de Freitas, com quem viveu uma paixão intensa, e os discípulos que habitualmente visitavam o Mestre, como Joly Braga Santos, Fernando Lopes Graça ou Nuno Barreiros, e diversas cenas rurais e de época. O conjunto enaltece o «espírito do lugar» e constitui uma curiosa contribuição parcelar para uma biografia de Luís de Freitas Branco.