terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Memórias Intactas | Charles Dickens - 200 anos do nascimento

No tempo em que o mercado dos livros destinados aos leitores jovens não era ainda dominado pela ideia de uma literatura «infantójuvenil», os autores ao alcance desse público proporcionavam um decisivo contacto com um universo lexical e emocional, que, se era certamente factor de aprendizagem e crescimento, marcava também para sempre uma relação com a leitura romanesca.
Nesse sentido, aprendi a ler com Charles Dickens, publicado pelas Edições Romano Torres, cujas colecções (incluindo naturalmente a colecção Salgari) se devoravam com a idade com que hoje não se lê nada, ou se lêem as obras certificadas do infantójuvenilismo. A maior parte desses livros foram prendas de aniversário ou de Natal, de avós, pais, tias, primas, colegas de liceu. Claro, havia a Biblioteca dos Rapazes (e a das Raparigas), da Portugália, mas, só para exemplificar, um dos livros da colecção era o I Claudius de Robert Graves. A Bertrand também tinha uma colecção de livros juvenis, que apresentava alguns extratextos em banda desenhada, mas foi nessa colecção que li o relato das viagens de Amundsen e li o David Copperfield pela segunda vez. Tremia-se, chorava-se, exultava-se e era-se redimido de todo o sofrimento pela mão do mestre, que nos conduzia pelos labirintos (bem escuros, claro) da intriga.
Pela mão de Dickens entrei, pela primeira vez, em Londres e na paisagem e no complexo civilizacional dos Ingleses, através da imensa galeria de personagens e tipos Dickensianos. Duplamente iniciático, portanto. E, como diz a mais recente biógrafa de Dickens, Claire Tomalin, ele é «a part of what makes England England». Não são muito os autores de quem se pode dizer coisa semelhante.

NOTA. Quis o acaso, essa máscara do destino, que tenha acabado de traduzir um romance de que Dickens é personagem (e o seu amigo Wilkie Collins, o narrador). Esse romance, do qual darei conta noutra ocasião, sendo um romance, ancora minuciosamente a fantasia da sua intriga na biografia destes autores, constituindo uma excelente introdução à (re)leitura das obras de ambos.