segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Outra minuta

Ill.mo. Sr. e Amigo.

Por mais que scisme não posso atinar com a verdadeira causa por que V. S.ª se esquiva hoje a fazer o que de tão bom grado me havia promettido: tão futeis me parecem as razões que allega! Se V. S.ª não podia, ou não queria obsequiar-me, por que motivo annuiu de tão boa vontade ao meu pedido? Confesso que esta inconsequencia da sua parte, e n'um objecto para mim de tanta importancia, quasi me faz duvidar da sua amisade, e por mais que eu queira justificar o seu procedimento incomprehensivel, não posso achar-lhe desculpa. Todavia, para não ser taxado de imprudente, esperarei para formar o meu juizo, que V. S.ª me dê explicações mais cabaes e positivas. Sou, etc.

em Novo Secretário Universal Commercial Portuguez ou Methodo de Escrever Toda a Especie de Cartas, Livraria de J. J. Bordalo, 13.ª edição, Lisboa, 1874.