terça-feira, 1 de junho de 2010

Ruminações

O piloto de corridas Jackie Stewart contou uma vez um episódio a B. Um dia, durante uma prova, foi atingido por uma lufada de ar no rosto, que continha a essência de todos os Verões da sua vida. A impressão foi tão vívida que, depois da corrida, voltou a passar pelo mesmo troço, lentamente, para descobrir a sua origem. No ponto em que fora atingido por essa quintessência do ar estival, a guarda de uma das curvas estava almofadada com palha. O aroma dela penetrara os seus sentidos com a maior intensidade possível a trezentos e setenta quilómetros por hora. Que maravilha! Que profundidade! Eu gostava de discutir este incidente com B. (Ela admirava e amava Bruce. E Ugo era, talvez, ainda mais próximo dela.) Pergunto-lhe: terá sido a impaciência, infinitamente intensificada, do seu desejo de vencer que apurou os sentidos de Stewart ao ponto de tornar possível que o cheiro de palha se tornasse a quintessência de uma vida inteira de Verões? Ou ficou a dever à paciência resoluta com que voltou a percorrer o troço, metro a metro, a revelação de que se tratava apenas de um fardo de palha? Ruminações de um velho.

Gregor von Rezzori, Anecdotage: a summation, trad. Susan Bernofsky, com o autor, Farrar Strauss Giroux, Nova Iorque, 1996.

Nota: Chama-se a atenção de algum editor perdido que por aqui passe para o facto de Rezzori não estar traduzido em português. Este autor de língua alemã, nascido em 1914, na Bucovina, então parte do império Austro-Húngaro, desapareceu em 1998.