segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Textos para fora

Edição e editores – 2

Como identificar um livro bem editado?
São vários os factores essenciais, mas dividem-se em duas áreas fundamentais: os aspectos relacionados com o texto (não com o conteúdo, bem entendido, essa é uma outra questão) e os aspectos gráficos.
No que respeita aos aspectos relacionados com o texto, evidenciaria aqui a tradução e a revisão. Claro, dir-se-á, um livro é tanto melhor editado quanto mais qualidade tiverem a tradução (se for esse o caso) e a revisão. Claro, digo eu, essa qualidade tem de ser garantida por quem realiza cada um desses trabalhos, mas, para ambos, a definição de regras e critérios tem de ser garantida editorialmente, pelo editor. A este compete também engendrar os meios de observação, análise e orientação que permitam sintonia entre os vários factores.
O editor tem, pois, de saber escrever, traduzir, rever, alterar e, também, saber pensar graficamente. Não é ele quem realiza todos esses trabalhos, mas compete-lhe harmonizá-los, de modo a que todos se ajustem a uma indispensável ideia prévia. O editor tem de ter ainda duas qualidades fundamentais, no âmbito de qualquer das tarefas enumeradas: ser capaz de resolver problemas e de tomar decisões.
Se deparamos com um livro, por exemplo um romance ou uma história para crianças, em que, tratando-se de um diálogo, não aparecem travessões no início das falas (seguindo o modelo anglo-saxónico), ou em que o texto apresenta marcas de um nível de língua duvidoso, como no caso em que o nome das personagens é sempre, sem excepção, precedido de artigo definido (Onde vais?, perguntou o John. Vou à praia, respondeu a Mary), esses erros devem ser assacados sobretudo ao editor. Se os colaboradores do editor não têm noção destas coisas, porque pertencem já ao número daqueles para quem tudo se equivale, e portanto «tanto faz», o editor deve – deveria, deverá – saber escolher. Um livro bem editado começa por ser o resultado de escolhas editoriais visíveis.

Este texto foi publicado na revista on line Livros & Leituras, para a qual foi originalmente escrito.