quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Uma terceira e última minuta

Meu querido amigo.

Ainda que ha bastante tempo não tenhas querido honrar esta tua casa, e eu egualmente não tenho ido á tua, afim de não interromper os teus trabalhos, recordando os laços de antiga amisade que te unem ao actual ministro... (do reino, fazenda, marinha, etc.) muito apreciaria que me obsequiasses com uma carta de recommendação para elle, afim de obter prompto resultado a minha pretenção.

Tu sabes os direitos que possuo, porém actualmente ainda que qualquer negocio seja de justiça, sem bons empenhos nada se obtem, e por isso é que te importuno com este pedido, que espero não negarás ao teu amigo muito obrigado, etc.

em Novo Secretario Commercial Portuguez ou Methodo de Escrever Toda a Espécie de Cartas, 13.ª edição, Livraria de J. J. Bordalo, Lisboa, 1874.