segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Minuta

Illmo. Exmo. Sr.

As provas que V. Ex.ª me tem dado da sua bondade são tantas que me dão animo para lhe pedir ainda novas demonstrações de benevolencia. Um amigo, cujos interesses tomo muito a peito, traz entre mãos um processo que se acha no tribunal a que V. Ex.ª preside, e no qual, segundo me afirma, a justiça está toda de sua parte; e como poucas pessoas haja tão justiceiras como V. Ex.ª, tomo a liberdade de lhe offerecer mais esta occasião de exercer a sua equidade, persuadido, como estou, de que o amigo em favor do qual solicito a protecção de V. Ex.ª, é sobremodo nobre e honesto para tentar ganhar um processo, que lhe parecesse injusto. A confiança que o meu amigo tem no direito que lhe assiste, e a certeza de que V. Ex.ª me honra com a sua amisade, são para elle um feliz presagio de bom exito do seu negocio, e para mim um grande motivo de contentamento, não só por me empenhar por uma coisa tão justa, como tambem por me vangloriar de ser com a maior consideração, etc.

em Novo Secretario Commercial Portuguez ou Methodo de Escrever Toda a Especie de Cartas, 13.ª edição, Livraria de J. J. Bordalo, Lisboa, 1874.