quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Dicionário Pessoal/ EDITOR

Editor é aquele que, tendo eventualmente escolhido, ou participado da escolha, de um texto, segundo critérios que previamente definiu, ou em cuja definição participou, garante a sua preparação com vista à publicação.
Essa preparação abrange uma multiplicidade de tarefas de direcção e de supervisão, e pressupõe o trabalho de uma equipa — que pode ser constituída por um número muito diminuto de pessoas —, de que fazem parte os chamados «assistentes editoriais» e em que cada um participa com as suas competências específicas – leitura crítica, tradução, redacção, uniformização de critérios, revisão, anotações, maquetagem, paginação, revisão gráfica, design, capa, aprovação, etc.
Tal não dispensa, porém, o editor profissional de dominar o suficiente de cada uma das dessas disciplinas (ou de, pelo menos, ter uma boa percepção das especificidades de cada uma delas e ideias claras sobre o resultado final que quer obter), mesmo que elas sejam realizadas externamente, para assegurar o controlo da qualidade de cada uma e a fidelidade/adequação ao projecto inicialmente idealizado.
Ao editor cabe dirigir e acompanhar este trabalho ao longo das diversas fases de produção, para que possa assumir o seu papel de responsável. A qualidade do produto final é o espelho do trabalho de cada membro da equipa, mas é sobretudo a assinatura do editor.
Os editores são normalmente referidos apenas pelo seu papel na escolha dos textos a publicar, mas o profissionalismo ou o amadorismo da sua acção contamina, para o bem e para o mal, o prestígio e o funcionamento de uma casa editora, uma marca ou chancela, como agora se diz.